Representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) participaram na segunda-feira (21.07), na Escola de Saúde Pública do Estado de uma reunião para discutir os detalhes sobre o Curso de Técnico em Enfermagem que será ministrado a 30 praças da corporação.
.
As vagas serão preenchidas por militares que possuem o Curso de Capacitação de Socorristas (CCS), obedecendo a exigência do Ministério da Saúde (MS) que obriga o aluno a possuir esta formação para facilitar a compreensão do conteúdo ministrado.
.
As vagas serão preenchidas por militares que possuem o Curso de Capacitação de Socorristas (CCS), obedecendo a exigência do Ministério da Saúde (MS) que obriga o aluno a possuir esta formação para facilitar a compreensão do conteúdo ministrado.
.
Para o diretor operacional do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), major bombeiro Ricardo Bezerra Costa, o curso oferece mais suporte para o aprendizado de matérias técnicas relativas à saúde. "Temos investido em capacitação de socorristas porque sabemos da importância destes profissionais para prestar o socorro à população em casos de trauma", comentou.
.
.
Após a conclusão do curso a turma, que terá o seu diploma reconhecido pelo Conselho Regional de Enfermagem, poderá se integrar às equipes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis, compostas por médicos e enfermeiros. "Um técnico de enfermagem será bastante útil nas viaturas, já que os acidentes de trânsito estão se tornando cada vez mais trágicos", completou.
.
.
A corporação também abrirá 25 vagas para realização do CCS, sendo 20 para militares e cinco para civis, que trabalham no serviço de emergência. "Este é um curso de 330 horas que têm extrema importância para o desenvolvimento do serviço de resgate", ressaltou Ricardo.
.
.
Todos os atendimentos realizados pelo Siate são executados por um socorrista que faz a estabilização do paciente até que ele chegue ao hospital. "Este serviço é tão importante quanto o hospitalar uma vez que a vítima poderá ter seu quadro clínico agravado nos primeiros minutos após o acidente, se não receber atendimento imediato", explica o major.
.
.
Para o chefe da Seção de Ensino e Instruções do CBM/MT, major bombeiro Denes Alves do Nascimento, a qualificação profissional através dos cursos de formação, especialização, aperfeiçoamento, entre outros, é de vital importância para o perfeito funcionamento das atividades constitucionais da corporação. "Além da necessidade que a instituição possui de qualificar o seu efetivo, os cursos de uma maneira geral são um estímulo que oficiais e praças recebem para aprimorar seus conhecimentos e com isso oferecer mais qualidade no atendimento emergencial à sociedade mato-grossense", frisou.
.
A previsão para o início das aulas, com duração de dois anos, é para o mês de setembro.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário